Músicas Online
Tempo Estimado: 5 minutos
Competências: Criatividade, aprimoraramento do processo de digitação, visão analítica e domínio da escrita.
Habilidades: Aprendizagem e manuseio do pacote Office (Word), edição de vídeos no Windows Media Player, utilização de e-mail, You Tube, anexar e enviar arquivos.
Áreas Envolvidas: Informática: Word, e-mail, Windows Media Player, You Tube, Blog e filmagem.
Natureza e Sociedade: Avaliação do ambiente escolar e as melhorias necessárias.
Português: Escrita e ampliação do vocabulário.
Música: Composição e ritmo musical.
Conteúdos Procedimentais: Exercitar a mente dos alunos com a criação de sua música, onde irão aplicar os detalhes localizados na sua escola, como pontos a melhorar. Contato direto com o vocabulário, aprendendo na interação com os outros alunos, tanto na roda de conversa quanto por e-mail. Criação de um e-mail, onde irão compartilhar seus vídeos musicais com os outros grupos e com a professor(a).
Conteúdos Atitudinais: Os alunos irão se conscientizar do problema da escola e através da música procurar possíveis melhorias. Portanto, a internet poderá ser utilizada para finalidades importantes como, por exemplo, manifesto de divulgação de trabalhos e não somente para bate papo ou diversão.
Organização da Sala: No momento final da apresentação desta atividade, a sala terá uma mesa grande no centro, onde o professor(a) montará o aparelho retro-projetor. Os alunos divididos em quatro grupos irão respeitar a sequência de sua apresentação, sentados em suas carteiras e assistindo aos vídeos, de acordo como o sorteio realizado no 4° momento deste plano de aula.
Sequência Didática
1° Momento: A sala será dividida em quatro grupos de alunos, após este processo cada grupo irá identificar um ponto problemático em sua escola. Em seguida a professor(a) deverá reunir os grupos para uma roda de conversa discutindo os pontos a melhorar.
2° Momento: Após a roda de conversa, cada grupo terá que elaborar em sala sua letra musical.
3° Momento: Os grupos irão para o laboratório de informática, onde cada grupo irá utilizar o computador, digitar suas composições musicais utilizando o Word e após esta etapa cada grupo irá encaminhar a letra para o e-mail do(a) professor(a).
4° Momento: Após a avaliação da professora, em sala de aula será feito um clipe musical de cada grupo.
5° Momento: No laboratório de informática, cada grupo realizará a edição do clipe no Windows Media Player, após a edição do clipe os vídeos serão postados no Blog e no You Tube.
Recursos Didáticos: Laboratório de informática, sala de aula, papel, caneta, computador e câmera.
Culminância: A música criada pelos alunos e produção do vídeo clipe.
Verificação da Aprendizagem: A avaliação será realizada em equipe, onde será discutido os pontos a melhorar. Verificando a escrita, produção tecnológica, filmagem e edição dos vídeos. Os registros serão realizados tanto por escrita, quanto pelas filmagens realizadas. A finalização e resultado será postado pelo(a) professor(a) no blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário